Ainda nesta semana, serão entregues as duas primeiras aeronaves modernizadas na França. Outras 47 serão modernizadas na HAL, com assistência francesa nas duas iniciais e emprego da tecnologia transferida pelos franceses nas restantes
–
Nesta segunda-feira, 23 de março, o jornal Times of India noticiou que a Força Aérea Indiana (IAF) está prestes a receber os dois primeiros caças Mirage 2000 modernizados de sua frota. Estes dois exemplares passaram por modernização na França, e segundo o Ministério da Defesa da Índia, estão agora “quase novos”. Equipes da Força Aérea e da estatal indiana de aeronáutica, a HAL (Hindustan Aeronautics Limited) já estão na França, em Istres, para o recebimento das aeronaves, que deverá ocorrer nesta semana.
Ainda segundo o ministério, os próximos dois jatos deverão ser modernizados na HAL com assistência francesa, num total de 47 exemplares que passarão por modernização na HAL com a tecnologia transferida pela França para o programa, conforme contrato assinado em 2011-2012.
A modernização dos caças, fabricados pela empresa aeronáutica francesa Dassault Aviation e que foram originariamente recebidos pela Força Aérea Indiana a partir de meados de 1980, compreende a retirada de praticamente todos os itens eletrônicos, sendo substituídos por sistemas no chamado “estado da arte”, como aviônica, radares, computadores de missão, painéis digitais, visores montados nos capacetes, suítes de guerra eletrônica. A expectativa é que possam operar por mais 15 a 20 anos, empregando também novos mísseis, de maior alcance.
A Índia assinou dois contratos separados, relativos à modernização de seus caças: um foi com as empresas Dassault Aviation (fabricante) e com a Thales (integrador dos sistemas de armas) em julho de 2011, no valor de Rs 10,947 crore. Um segundo contrato assinado no início de 2012, de Rs 6,600 crore, compreendeu 490 mísseis ar-ar avançados de médio alcance MICA, do tipo “dispare e esqueça”, com a fabricante MBDA. Segundo o jornal Times of India, cada caça modernizado custará Rs 345 crore, comparados ao custo unitário original, do último lote de Mirage 2000 recebido na virada do século, de Rs 133 crore. .
Segundo reportagens anteriores desse mesmo jornal (veja os links ao final), fazendo uma correção anual do valor unitário de compra do último lote original dos caças (Rs 133 crore, ou 24 milhões de dólares), este corresponderia à época da assinatura dos contratos de modernização (em 2011-2012), a Rs 195 crore, ou cerca de 35,5 milhões de dólares – reiterando que se trata unicamente de uma comparação entre o preço unitário pago pelos caças originariamente e o que se está gastando em sua modernização.
Quanto à correspondência dos valores dos contratos de 2011-2012 em dólar, estes seriam de 2 bilhões de dólares para a modernização dos caças e 1,2 bilhão de dólares para os mísseis, o que significaria um valor total da modernização e rearmamento, por aeronave, de 62,7 milhões de dólares. Isso incluiria a transferência de tecnologia à HAL, que deverá levar uma década para modernizar todos os caças.
FOTOS em caráter meramente ilustrativo, de caças indianos ainda não modernizados, via IAF e Dassault
VEJA TAMBÉM:
- Safran faz parceria com empresa da Índia para manter motores de Mirage 2000 indianos
- Programa de modernização dos Mirage 2000 da Força Aérea Indiana progride com parte da frota ‘groundeada’
- Dassault voa primeiro caça Mirage 2000 indiano modernizado
- MD Indiano defende modernização do Mirage 2000, apesar do alto custo
- Índia quer comprar dois Mirage 2000 usados para repor perdas recentes
- Um a um, caças Mirage 2000 da Índia voltam a voar
- Atrasos nos programas MMRCA, LCA e FGFA fazem soar o alerta na Força Aérea Indiana
- Especialista indiano usa o F-X2 brasileiro para atacar a negociação do Rafale na Índia
- Índia começa a pagar modernização do Mirage 2000
- Dassault confirma assinatura da modernização dos Mirage 2000 indianos
- Após novo acidente com biposto, frota de Mirage 2000 da Índia é ‘groundeada’
- Acidente com Mirage 2000 indiano, tripulado por oficiais de alta patente
- Sai o acordo para modernização dos Mirage 2000 indianos